sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Porque o Orkut acabou?

Ao fim deste mês de setembro será decretada a extinção do Orkut.  Após completar 10 anos de funcionamento, sua existência chega ao fim. Poderia apontar diversas causas para sua inevitável obsolescência, porém a mais convincente é a evolução das suas concorrentes. Entre elas o Facebook, o vilão número 1. Em 2011, o Orkut começou a perder usuários. E no início de 2012 foi ultrapassado pelo Facebook que tomou seu posto de maior rede social no Brasil.


A rede social online Orkut foi fundada em 2004, e se tornou fenômeno na época em termos de tecnologia da comunicação. Filiada ao Google tinha como alvo os Estados Unidos, porém alcançou maior número de seguidores no Brasil e na Índia. A plataforma tinha como características triviais para se classificar como rede social o bate-papo, o compartilhamento de álbuns de fotos, de vídeos, de depoimentos e recados no mural e ainda haviam as famosas comunidades.

Há grandes mudanças do Orkut para o Facebook, entre elas estão a criação da linha do tempo e a impossibilidade de saber quem visitou o seu perfil. Mas o que realmente pesa é a ausência das comunidades. Apesar de procurarmos somente comunidades com as quais nos identificávamos, havia a possibilidade de conhecermos pessoas diferentes que compartilhavam dos mesmos pensamentos, algo que não acontece no Facebook e que acaba limitando seu usuário e barrando a serendipidade. Os grupos formados por amigos do Facebook ainda não funciona como o “fórum” de debates do Orkut, e dificilmente funcionará, pois em sua maioria são utilizados como ferramentas de trabalho.

Os defensores do Orkut veem o Facebook como um campo de “guerra de egos”, na qual alimentamos diariamente nosso perfil com recursos de texto e audiovisual para travar as batalhas das curtidas, dos compartilhamentos e das cutucadas. As pessoas atualmente já postam algo pensando em como vão ser aceitas, se vão ganhar muitas curtidas e como vai ficar a reputação online pós-postagem.

Este último argumento nos leva a citar um vídeo chamado “What’s on yourmind?”, que está em nossa página de relacionados. Dirigido e escrito pelo norueguês Shaun Higton, narra a história de um personagem que mente sobre a sua vida para ganhar novos "curtir" em seus posts e transformar a sua rotina mais emocionante.
Antes do Orkut vieram ClassMates (1995), AOL Instant Messenger (1997), Sixdegress (1997), Friendster (2002), My Space (2003), LinkedIn (2003), entre outros. Depois do Orkut vieram Facebook (2004), Twitter (2006), Instagram (2010) e virão outras e outras, porque essa é a tendência, as redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles. O homem anseia pelo novo e a obsolescência programada é a consequência dessa condição.



Autora: Paula Trindade
Imagem: Google

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