Ao fim deste mês de setembro será decretada a extinção do Orkut. Após completar 10 anos de funcionamento, sua
existência chega ao fim. Poderia apontar diversas causas para sua inevitável
obsolescência, porém a mais convincente é a evolução das suas concorrentes.
Entre elas o Facebook, o vilão número 1. Em 2011, o Orkut começou a perder
usuários. E no início de 2012 foi ultrapassado pelo Facebook que tomou seu
posto de maior rede social no Brasil.
A rede social online Orkut foi fundada em 2004, e se tornou fenômeno na
época em termos de tecnologia da comunicação. Filiada ao Google tinha como alvo
os Estados Unidos, porém alcançou maior número de seguidores no Brasil e na
Índia. A plataforma tinha como características triviais para se classificar como
rede social o bate-papo, o compartilhamento de álbuns de
fotos, de vídeos, de depoimentos e recados no mural e ainda haviam as famosas
comunidades.
Há grandes mudanças do Orkut para o Facebook, entre elas estão a criação
da linha do tempo e a impossibilidade de saber quem visitou o seu perfil. Mas o
que realmente pesa é a ausência das comunidades. Apesar de procurarmos somente
comunidades com as quais nos identificávamos, havia a possibilidade de
conhecermos pessoas diferentes que compartilhavam dos mesmos pensamentos, algo
que não acontece no Facebook e que acaba limitando seu usuário e barrando a serendipidade. Os grupos formados por amigos do Facebook ainda não funciona como
o “fórum” de debates do Orkut, e dificilmente funcionará, pois em sua maioria são utilizados como ferramentas de trabalho.
Os defensores do Orkut veem o Facebook como um campo de “guerra de egos”, na
qual alimentamos diariamente nosso perfil com recursos de texto e audiovisual
para travar as batalhas das curtidas, dos compartilhamentos e das cutucadas. As
pessoas atualmente já postam algo pensando em como vão ser aceitas, se vão
ganhar muitas curtidas e como vai ficar a reputação online pós-postagem.
Este último argumento nos leva a citar um vídeo chamado “What’s on yourmind?”, que está em nossa página de relacionados. Dirigido e escrito pelo
norueguês Shaun Higton, narra a história de um personagem que mente sobre a sua
vida para ganhar novos "curtir" em seus posts e transformar a sua
rotina mais emocionante.
Antes do Orkut vieram ClassMates (1995), AOL Instant Messenger (1997),
Sixdegress (1997), Friendster (2002), My Space (2003), LinkedIn (2003), entre
outros. Depois do Orkut vieram Facebook (2004), Twitter (2006), Instagram
(2010) e virão outras e outras, porque essa é a tendência, as redes sociais
surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro,
criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles. O homem anseia
pelo novo e a obsolescência programada é a consequência dessa condição.
Autora: Paula Trindade
Autora: Paula Trindade
Imagem: Google
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