sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Marketing Digital nas Redes Sociais

 Uma pesquisa realizada pela consultoria A.T.Kearney
apontou que o Brasil é o país no qual os internautas passam mais tempo na internet. Entre mil entrevistados no Brasil, 51% afirmaram que passam o dia todo conectados, sendo predominante a taxa de uso em redes sociais. Esse fato vem chamando a atenção das micro,pequenas e grandes empresas que utilizam as redes como ferramentas de marketing digital.

Segundo especialistas, o marketing digital está se tornando cada dia mais importante para os negócios e para as empresas.  O crescimento do marketing pela internet deve-se aos benefícios proporcionados tais como: conforto,menor custo, relacionamento mais próximo, rapidez e a possibilidade de coletar dados mais detalhados. Uma pesquisa realizada pela  Value of Social Media Report in association with Online Marketing Summit (2009) aponta que a rede social mais utilizada com fins de marketing digital é o Facebook.


A Coxinha deMainha, produto comercializado no Campus de Ondina, na UFBA, construiu sua fama através do marketing que realizou no Facebook. Em aproximadamente 3 meses de uso, a página tem cerca de 1.264 curtidas atualmente e um grande  alcance das publicações. 
Segundo a administradora da página, Priscila Santos, após a criação da página e o marketing desenvolvido nela, o produto vendido ganhou grande notoriedade. Esse é apenas um exemplo, mas hoje, mais de dois milhões de pequenas empresas brasileiras estão presentes no Facebook e cerca de 80% dos brasileiros ativos na rede social, um total de 72 milhões de pessoas estão conectados a uma dessas páginas.

Pensando nisso, o Facebook quer ajudar os empreendedores a alavancarem suas páginas. Até o final do ano a comunidade de Heliópolis,em São Paulo,deve ganhar um centro de treinamentos em mídias sociais. Nele, jovens e comerciantes poderão fazer cursos para aprender a usar o Facebook como ferramenta de marketing para seus pequenos negócios, sejam eles padarias,lojas ou lanchonetes.

Um exemplo de um caso de sucesso de marketing derelacionamento é a Fan Page da Prefeitura de Curitiba. Há pouco mais de um ano, essa fan page tem chamado a atenção de usuários pela criatividade e bom humor. Postagens de comunicação institucional misturam-se a atualizações com referências a vídeo- games, memes e séries de TV.  É incomum vermos uma página séria desejando boa noite aos usuários ao som de Grizzly Bear “Yet Again” .

Outro episódio que gerou grande repercussão foi o Casamento da Prefs Através de uma integração entre as marcas, a prefeitura de Curitiba e do Rio de Janeiro resolveram promover uma ação social. A Prefeitura do Rio de Janeiro pediu em casamento a prefeitura de Curitiba. Naná Coutinho, a social media à frente da prefeitura carioca, disse ver na “paquera” um jeito divertido de interagir.
O casamento teve noivado e lista de presentes da #ListadaNoiva. Entre os pedidos da lista de presentes, feita pela Prefeitura de Curitiba estavam : Levar 50 crianças ao cinema e 50 crianças ao teatro, doar 100 livros para escolas municipais, limpar 20 paredes pichadas,criar uma ação de resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência, entre outros.

O casamento foi chamado de “Casamento Vermelho” (inspirado em Game of Trones). A cor escolhida foi porque nesse dia, os fãs foram convidados a participar da doação de sangue. O Hemobanco afirmou que as doações de sangue no dia marcado ultrapassaram a capacidade diária. Todos os pontos de doação receberam um número excedente de pessoas, muito além do que normalmente recebem. 

Como as redes sociais na Internet ampliaram as possibilidades de conexões, aumentaram também a capacidade de difusão de informações que esses grupos possuíam. No espaço off-line, uma notícia ou informação só se propaga na rede através das conversas entre as pessoas. Nas redes sociais online, essas informações são muito mais amplificadas, reverberadas, discutidas e transmitidas.


Autora: Priscila Silva

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